DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA - POSLA-UECE
Praeteceanos, Tradiceanos e interessados,
Divulgamos aqui as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE.
Todas as dissertações podem ser baixadas em pdf. Confiram a lista completa:
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
Visite também o site do programa: http://www.uece.br/posla/
Divulgamos aqui as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE.
Todas as dissertações podem ser baixadas em pdf. Confiram a lista completa:
2006
ANTÔNIO CARLOS LARGURA FILHO O processo de aquisição da escrita ideogramática japonesa - o caso dos alunos do curso de japonês da UECE/Núcleo de Línguas |
CÂNDIDA SALETE RODRIGUES MELO O ensino/aprendizagem do get na perspectiva da teoria da metáfora conceitual |
FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES O uso de filmes legendados como ferramenta para o desenvolvimento da proficiência oral de aprendizes de língua inglesa |
IRIN CHRISTINE MARIE DE VASCONCELOS VARELA Ativação do conhecimento prévio como elemento facilitador da compreensão de textos orais em língua estrangeira |
JEAN CUSTÓDIO DE LIMA Aprendizado de inglês mediado por um portal na internet |
MARGARET CORCHS O uso de textos literários no ensino de língua inglesa |
MARIA ÁUREA ALBUQUERQUE SOUSA Linguagem instrucional no ensino à distância: uma análise da usabilidade de instruções em cursos online de leitura em inglês |
MARTA ADALGISA NUVENS Elementos para um glossário dos termos da cultura, industrialização e comercialização da cana-de-açúcar |
NILSON ROBERTO BARROS DA SILVA Um estudo sobre a recepção do humor traduzido |
RENATA DE OLIVEIRA MASCARENHAS O Auto da Compadecida em transmutação: a relação entre os gêneros circo e auto traduzida para o sistema audiovisual |
RONILSON FERREIRA DE MELO A gesticulação semiótica de E. E. Cummings na tradução de Augusto de Campos |
VALÉRIA MARIA CAVALCANTI TAVARES Ensino de leitura do hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades instrucionais em inglês e português, em escolas de Fortaleza |
ÂNGELA DE ALENCAR CARVALHO Leitura em inglês na escola pública: um estudo dos interesses e práticas de alunos do curso noturno |
CLAUDIA REGINA RODRIGUES CALADO A tradução para o português da iconicidade em The Waves, de Virgínia Woolf, por Lya Luft |
EDNA MARIA VASCONCELOS MARTINS ARAUJO O uso do dicionário para aprendizes: uma ferramenta de ensino aprendizagem. |
ELENA ARREGUY SALA Socialização do texto literário na INTERNET: o caso do conto narniano "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" de C. S. Lewis em uma comunidade do ORKUT |
EMÍLIO SOARES RIBEIRO A relação cinema-literatura na construção da simbologia do anel na obra O Senhor dos Anéis: uma análise intersemiótica |
LÍDIA AMÉLIA DE BARROS CARDOSO Estilos de aprendizagem e estratégias cognitivas: em busca de maior autonomia na aprendizagem de língua estrangeira |
LUCYANA DO AMARAL BRILHANTE Equus e Amadeus: a tradução dos personagens apolíneos e dionisíacos de Peter Shaffer para o cinema |
MÁRCIA SOCORRO FERREIRA DE ANDRADE Por um glossário didático de fraseologismos do espanhol baseado na teoria da metáfora conceitual |
MARCIO FONSECA PEREIRA A adaptação do romance O invasor para o cinema: tensão e impasse na relação entre as classes sociais |
MARIA SOLANGE DE FARIAS Estudo da interlíngua de brasileiros estudantes de espanhol apoiado na análise de erros |
MILA BASTOS MORAIS O local e o global na pós-modernidade: um estudo da cenografia, do ethos e do código lingüístico em anúncios publicitários em espanhol |
SIMONE DOS SANTOS MACHADO Linguagem formal de modelos cognitivos idealizados: um estudo sócio-cognitivo na tradução para legendas |
TATIANE DE AGUIAR SOUSA HAIKAIS DE BASHÔ: o oriente traduzido no ocidente |
TIAGO MARTINS DA CUNHA O uso de filmes legendados e do ensino comunicativo de línguas no desenvolvimento da proficiência oral em nível básico de língua estrangeira |
2008
AGNES BESSA SILVA FEITOSA Reescrevendo Shakespeare no cinema: de A Megera Domada a 10 coisas que eu odeio em você |
ALINE NUNES DE SOUSA Surdos brasileiros escrevendo em inglês: uma experiência com o ensino comunicativo de línguas |
BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA Abril despedaçado transmutado para o cinema: da Albânia ao Brasil a tragédia em cena |
CLERTON LUIZ FELIX BARBOZA Descrição acústica dos sons vocálicos anteriores do inglês e do português realizados por professores de inglês língua estrangeira no oeste potiguar |
EVALDO GONDIM DOS SANTOS Tradução e Ironia: o Cientificismo Iluminista em Gulliver’s Travels vs. (As) Viagens de Gulliver |
JOÃO DA SILVA ARAÚJO-JÚNIOR Gêneros digitais: uma análise de propostas de atividades em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira |
JOSÉ EDELBERTO COSTA FILHO Elementos para um glossário bilíngüe (Português e Inglês) de termos-chave da Teoria da Metáfora Conceitual |
JOSÉ NEYARDO ALVES DE ARAÚJO Crenças de professores de Ensino Fundamental e Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: uma relação conflitante |
LETÍCIA JOAQUINA DE CASTRO RODRIGUES SOUZA E SOUZA A inserção do texto literário nas aulas de E/LE: Diretrizes para o Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE |
LUIZ DE OLIVEIRA FILHO Utilização da legendagem intralingüística no desenvolvimento da proficiência oral em língua francesa |
PARMÊNIO CAMURÇA CITÓ Estratégias de formulação da textualidade para a construção do sentido na leitura de resumos de artigos científicos (Abstracts) em língua inglesa |
PATRÍCIA MOREIRA SAMPAIO O ensino da tradução do humor: um estudo com as tiras da Mafalda |
SILVIA REGINA CHAVES BARREIRA O desenvolvimento da compreensão oral por meio de instrução explícita sobre a fonologia do inglês em estágios iniciais da aprendizagem |
TERESA WILMA GURGEL GABRIELE COLLAÇO Microestrutura para um glossário bilíngüe de termos jurídico-comerciais de contratos internacionais |
2009
ADRIANA ALMEIDA FERNANDES A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de Língua Inglesa em laboratório multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza – CE. |
ADRIANA DA ROCHA CARVALHO O ensino de leitura em língua inglesa em uma escola publica de fortaleza: das orientações curriculares a pratica docente no ensino médio. |
ANA CLÁUDIA BARBOSA GIRAUD “Le silence de la mer” traduzido do texto para as telas: a representação da ocupação e da resistência. |
CARLA AGUIAR FALCÃO Ensino de pronúncia no Curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da UECE: diagnóstico e proposta didática. |
CHARLES ROCHA TEIXEIRA Tradução e ideologia: uma análise da adaptação de “Le silence de la mer” e “Ce jour-là” para a televisão. |
CLAUDIANE FÉLIX DE MOURA A leitura como atividade interativa em propostas de exploração de textos: uma análise em livros didáticos de língua inglesa. |
CRISTIANE RODRIGUES VIEIRA O erro na aprendizagem de inglês-LE: uma análise da interlíngua escrita de alunos do Núcleo de Língua da UECE. |
DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA A organização das informações em portais educacionais a partir de seus links: uma descrição comparativa dos portais Centro Virtual Cervantes e EducaRede. |
EDILENE RODRIGUES BARBOSA O uso da tradução audiovisual para o desenvolvimento da compreensão oral em língua espanhola. |
FRANCISCO EDMAR CIALDINE ARRUDA Elementos microestruturais para um vocabulário didático dos termos das ciências biológicas para alunos surdos do ensino fundamental. |
GLAUBER LIMA MOREIRA O uso do dicionário monolíngüe na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora de textos por alunos avançados de espanhol/LE. |
GLEYDA LUCIA CORDEIRO COSTA ARAGÃO Do Livro à Tela: Identidade e Representação em A Hora da Estrela de Clarice Lispector. |
JAILSON JOSÉ DOS SANTOS Linguagem e ideologia: aspectos da construção de sentidos para o texto na aula de leitura em inglês no Ensino Médio. |
MARIA DAS NEVES AUGUSTO ALENCAR DE SOUSA Sinestesia e indeterminação na poesia rimbaudiana traduzida para o português. |
MYRCEA SANTIAGO DOS SANTOS HARVEY O uso didático do gênero filme legendado na aprendizagem de leitura de textos do gênero jornalístico/noticioso em inglês: um estudo com alunos de uma escola pública de Fortaleza |
PATRÍCIA ARAÚJO VIEIRA O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos. |
TÂNIA MARCÍLIA RODRIGUES DE ANDRADE DOURADO Discurso da reparação: análise da intertextualidade de “Fagin, o judeu” de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em “Oliver Twist” de Charles Dickens. |
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES O uso dos pretéritos perfeito (simples e composto) e imperfeito do indicativo em narrativas escritas em espanhol por aprendizes brasileiros em formação docente universitária: uma análise funcionalista. |
VANUSA BENÍCIO LOPES Identidades culturais e o sentimento de pertença em “Imaginary Homelands” de Salman Rushdie – uma análise crítica do discurso literário pós-colonial. |
2010
ALDO MARCOZZI EVANGELISTA MONTEIRO Cinema e misticismo oriental: a representação do zen budismo na obra de Akira Kurosawa |
ALEXANDRA MARIA LIMA DE MELO Msn Messenger - o uso da ferramenta na aprendizagem colaborativa de línguas mediada pelo computador |
ALHANDRA MACEDO DE MORAIS LIMA Aprendizagem em ambiente virtual: uma análise de E.Workbooks |
ANDRÉA CRISTINA SOARES COSTA As habilidades linguísticas e a capacidade comunicativa no ensino de espanhol: estudo das OCEM |
BENEDITO FRANCISCO ALVES Os múltiplos sentidos do lúdico em documentos oficiais do ensino sob uma perspectiva das idéias bakhtinianas. |
FABÍOLA SILVEIRA JORGE A comunicação escrita em inglês como língua estrangeira: uma experiência de pen pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros |
GERSON BOAVENTURA BASTOS NETTO A adaptação do filme O Poderoso Chefão para videogame |
GIRLENE MOREIRA DA SILVA O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE (em construção) |
IARA MARIA CARNEIRO DE FREITAS Análise da construção de personagens femininos na transmutação do romance La Casa de Los Espíritus para o cinema |
JOÃO PAULO FREDERICO DE SOUSA Handout: um estudo exploratório das práticas de produção e uso do gênero em contexto acadêmico |
JOSÉ MILTON GOMES TEIXEIRA Aspectos que envolvem a compreensão leitora: tecendo uma relação dialógica para a construção do sentido |
KATIENE ROZY SANTOS DO NASCIMENTO Análise acústico-articulatória de sons vocálicos de palavras funcionais do inglês |
MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA Sob o signo da cearensidade: uma análise do ethos discursivo do homem do sertão cearense nas literaturas erudita e popular |
MARINA SAMPAIO MONTENEGRO O uso do gênero multimodal (anúncio publicitário) no ensino-aprendizagem de leitura em L2 para surdos: por uma proposta bilíngue |
TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO O gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira |
YUKA ITO Ensino de língua japonesa no núcleo de línguas estrangeiras da UECE: análise da produção oral dos professores e proposta de atividade didática |
2011
ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo. |
CARLOS EDUARDO FERREIRA DA CRUZ Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo. |
CLÁUDIA RÉGIA DAMASCENO CHAVES Le robert micro: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete. |
DANIELA DA SILVA ARAÚJO A tradução intersemiótica do livro Cidade de Deus para o cinema: o testemunho da violência. |
FRANCICLÉ FORTALEZA BENTO A escrita colaborativa no ambiente wiki: uma experiência de ensino/aprendizagem de língua inglesa. |
FRANCISCO DAS CHAGAS VIANA JÚNIOR À esquerda do pai: família, representação e sexualidade no filme LavourArcaica |
GILSON SOARES CORDEIRO A prática intersemiótica como problematização das identidades dos jovens do bairro Conjunto Palmeira: a realização do curta-metragem vida de Pedro a partir da adaptação da canção Dirty Boulevard. (em construção) |
GIRLENE MOREIRA DA SILVA O uso do texto literário nas aulas de Espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE. |
JAMYLE DOS SANTOS MONTEIRO Atlas Linguístico Léxico-Semântico de Capistrano. |
JOSÉ HIPÓLITO XIMENES DE SOUSA Tecnologia e ensino de redação: Uma experiência de uso do Google Docs com professores e alunos de uma escola pública de Ibiapina-Ce. |
JUAREZ NUNES DE OLIVEIRA JÚNIOR Ouvindo imagens: a audiodescrição de obras de Aldemir Martins. |
KALINE GIRÃO JAMISON Quem casa quer casa - Conceitualização e categorização de violência por mulheres vítimas de violência conjugal. |
KEYLA MARIA FROTA LEMOS Hiperleitura: estratégias metacognitivas de leitura de hipertexto em língua inglesa. |
KLÍSTENES BASTOS BRAGA Cinema acessível para pessoas com deficiência visual: a audiodescrição de O Grão de Petrus Cariry |
MARCO ANTÔNIO LIMA DO BONFIM Queres saber como fazer identidades com palavras? Uma análise em Pragmática Cultural da construção performativa do Sem Terra assentado no MST-CE. |
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Gêneros textuais e ensino-aprendizagem de línguas: um estudo sobre as crenças de alunos-professores de letras/língua inglesa |
NILTON CÂMARA DE OLIVEIRA Grito silenciado: conceitualizações de violência na comunidade surda de fortaleza |
ROMI GLÄSER Análise do dicionário online “LEO”: uma abordagem hipermodal. |
VERÔNICA LIMA BEZERRA RODRIGUES O uso do texto literário nas aulas de espanhol nas turmas de 2º Ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Velho: a relação entre os documentos oficiais e as crenças da comunidade escolar. |
2012
AILTON CLAÉCIO LOPES DANTAS O discurso de Hugo Chávez como instrumento articulador de uma unidade latino-americana. |
ANA KAROLINE SABOIA DE ALBUQUERQUE Composição Multimodal de Narrativas Digitais: Um estudo sobre processos e estratégias de produção. |
ANDRESSA LUNA SABOIA A transculturalidade a partir do uso de textos literários no ensino de E/LE: crenças de professores formadores e em formação do curso de letras espanhol da UERN (CAMEAM). |
ALEXANDRA FRAZÃO SEOANE A priorização de informação em roteiros de audiodescrição: o que o rastreamento ocular nos tem a dizer? |
ARATUZA RODRIGUES SILVA ROCHA Os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de consoantes da língua inglesa. |
BRUNA ALVES LEÃO Teatro acessível para crianças com deficiência visual: a audiodescrição de A Vaca Lelé. |
EDINA MARIA ARAÚJO DE VASCONCELOS Multimodalidade e representações sociais da mulher em livros didáticos de língua inglesa para o ensino médio. |
ÉLIDA GAMA CHAVES Legendagem para surdos e ensurdecidos: um estudo baseado em corpus da segmentação nas legendas de filmes brasileiros em DVD. |
FRANCISCA POLIANE LIMA DE OLIVEIRA Da construção à co- construção de referentes: Um olhar sobre os mecanismos cognitivo- discursivos subjacentes à produção e à compreensão de peças de divulgação elaboradas por designers. |
FRANCISCA RAFAELA BEZERRA DE MEDEIROS Elementos para a microestrutura de um glossário semitrilíngue dos termos da audiodescrição. |
JOÃO FRANCISCO DE LIMA DANTAS A priorização de informação na audiodescrição do desfile de escola de samba: uma proposta metodológica com o uso do rastreador ocular. |
JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR “I’m not no queer”: A representação da homoafetividade no conto Brokeback Mountain, de Annie Proulx |
LÍDIA DE ALMEIDA CORREIA O desenvolvimento da fonologia infantil: a aquisição de onsets complexos. |
MARIA CLARA GOMES MATHIAS O estado de direito na ordem jurídico-normativa constitucional: uma análise de discurso crítica. |
MARLA SOLARA PONTES MOTA A inserção do texto literário como ferramenta para a produção oral de alunos de nível intermediário de inglês como língua estrangeira. |
NEYLA DENISE DE SOUSA SOARES Uso de textos literários autênticos e de adaptações de textos literários no ensino de E/LE: análise do desempenho em compreensão leitora de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. |
PAULO CÉSAR CABRAL RODRIGUES Atos de fala e ideologia - a violência linguística no discurso da revista Veja sobre as favelas. |
OSMINA MARIA MARQUES DA SILVA A audiodescrição dos personagens de filmes: um estudo baseado em corpus. |
WALQUIRIA BRAGA SALES A construção do referente Bezerra de Menezes na audiodescrição do filme Bezerra de Menezes: O diário de um espírito. |
2013
ABIMAEL MACIEL MARQUES O desenvolvimento da competência tradutória de aprendizes de língua japonesa através da tradução de mangá. |
ADRIANA MARIA DUARTE BARROS Expressões linguísticas licenciadas pela metáfora primária “desejar é ter fome” em língua francesa. |
ADRIANA REGINA DANTAS MARTINS A violência linguística virtual contra a mulher: ideologia e estratégias de (im) polidez em blogs. |
AMANDA ABREU COSTA Mulheres no forró: estilizações de gênero, discurso e ideologia. |
ANA ÁSIA ALVES ALMEIDA Aquisição da escrita em crianças pré-escolares: uma análise baseada em processos fonológicos . |
ANA GERMANA PONTES RODRIGUES Ramo rê se rai dá certo: o enfraquecimento da fricativa /v/ no falar de Fortaleza. |
ANA KATARINNA PESSOA DO NASCIMENTO Linguística de corpus e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus da tradução de efeitos sonoros na legendagem de filmes brasileiros em DVD. |
BEATRIZ JULIA ISABEL ALVAREZ Retextualização de textos acadêmicos no meio digital. |
CAROLINA BEZERRA DE ANDRADE LOPES Metáfora primária: corpóreo é também cultural? |
CARLOS SIDNEY AVELAR ARAÚJO Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica. |
DIEGO ALVES HOLANDA O uso do livro didático no curso de japonês do núcleo de línguas estrangeiras da universidade estadual do ceará. |
DULCE VALENTE PEREIRA A construção do feminino no discurso de Dilma Rousseff: identidade, performatividade e ethos. |
ELISIANY LEITE LOPES DE SOUZA Os sentidos de educação nas crônicas de Cecília Meireles a partir dos conceitos de tema e significação. |
EMANOEL PEDRO MARTINS GOMES A constatação da corrupção enquanto performatização de um discurso: uma análise de reportagens de Veja em casos de corrupção política. |
ERIKA ASSUNÇÃO DOS SANTOS A emergência da (inter)subjetividade em interação virtual: um estudo sobre negociação de sentidos e construção de referentes no fórum da comunidade “Professores do Ceará”. |
ÉRICA DE ABREU AZEVEDO A CONSTRUÇÃO EXOTÓPICA DAS IMAGENS DA NAÇÃO BRASILEIRA PELO OLHAR ESTADUNIDENSE: uma análise do pronunciamento de Barack Obama no Brasil em 2011. |
FERNANDA RODRIGUES RIBEIRO Jogos educacionais digitais para ensino de língua portuguesa: uma proposta de avaliação didático-pedagógica e ergonômica. |
FRANCISCO IACÍ DO NASCIMENTO O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-Ce. |
GISLEUDA DE ARAÚJO GABRIEL Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de Francês na UECE. |
HIRAN NOGUEIRA MOREIRA As relações entre os modos visual e verbal em atividades de compreensão leitora: um estudo da multimodalidade em coleções didáticas de espanhol/língua estrangeira. |
ISABELA DAVID DE LIMA DAMASCENO Formação inicial de professores de inglês para a leitura crítica em LE na perspectiva sociocultural no Curso de Letras:português/ inglês da UFC. |
JARIZA AUGUSTO RODRIGUES DOS SANTOS Construindo um novo olhar sobre o texto, o ensino e a aprendizagem sob a ótica sociocognitiva: uma abordagem didática de língua materna por alunos de Letras. |
LORENA AMÉRICO RIBEIRO FECHINE O metadiscurso multimodal de dois dicionários de aprendizagem monolíngues de língua inglesa. |
LUCIANA RODRIGUES ESMERALDO O papel do léxico e das pistas auditivas, visuais e audiovisuais na percepção das oclusivas labiais e velares do português brasileiro. |
KARLUCY FARIAS DE SOUSA O uso de The Glass Menagerie no ensino do reconhecimento de metáforas gramaticais interpessoais: uma intervenção pedagógica de base sistêmico-funcionalista com aprendizes de inglês-LE. |
RAFAELLE DE OLIVEIRA VIEIRA O discurso citado em reportagens sobre a greve dos professores estaduais no Ceará em 2011: uma análise Bakhtiniana. |
RAQUEL FERREIRA RIBEIRO Multimodalidade na sala de inglês/LE: práticas pedagógicas do professor |
ROSSANA SILVA DA COSTA A produção da lateral /l/ por alunos de Espanhol/LE da Universidade Estadual do Ceará. |
SARA MABEL ANCELMO BENVENUTO Adaptação fílmica e audiodescrição: uma proposta de produção cinematográfica acessível para pessoas com deficiência visual. |
TERESINHA PENAFORTE VIEIRA O desenvolvimento da metarreflexão de tradutores em formação sobre aspectos da tessitura textual: um estudo de intervenção pedagógica com subsídios da LSF e dos estudos da tradução. |
THIAGO VAZ MACENA A redação de notícias em um jornal escolar na tela: de Trairi para o Mundo. |
TIBÉRIO CAMINHA ROCHA Prática social e cultura do consumo: discurso cinematográfico em Clube da Luta. |
2014
ADRIANO PAULINO DE ALMEIDA (GRANDE) BOM JARDIM: Reterritorialização e Política de Representação à Luz da Nova Pragmática. |
ANA GRAYCE FREITAS DE SOUSA Com a palavra o consulente: as relações entre imagem e texto em verbetes ilustrados. |
ALANA KERCIA BARROSO DEMÉTRIO A maçã no escuro como metáfora da trajetória conceitual da referência no âmbito dos estudos da linguagem. |
BENEDITA CONCEIÇÃO BRAGA MONTEIRO A perspectiva sociocognitiva da referência na abordagem didática do texto: implicações na percepção do leitor aprendiz. |
BENEDITA FRANÇA SIPRIANO Vozes sociais e produção de sentidos: a representação do beato José Lourenço e do movimento Caldeirão na cobertura do jornal O Povo. |
CRISTIENE FERREIRA DA SILVA A (in)existência do parâmetro de neutralidade: um estudo de caso descritivo de audiodescrições fílmicas francesas via teoria da avaliatividade. |
DANIEL AGUIAR E SILVA A explicitação na legendagem do filme O Nascimento de Cristo: um estudo baseado em corpus. |
DANIEL VICTOR TEIXEIRA PARENTE A escrita sintética no Twitter: um estudo sobre estratégias de composição textual em esferas interpessoais e institucionais. |
EDUARDA BARBOSA DUARTE Análise multimodal das definições imagéticas e de sua relação com o texto verbal na microestrutura do dicionário visual Merriam-webster. |
ELISANDRA MARIA MAGALHÃES Autoconfrontação simples (ACS): Um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE). |
FÁBIO NUNES ASSUNÇÃO Estratégias de leitura em língua inglesa: um estudo de infográficos em uma perspectiva multimodal. |
FERNANDO HENRIQUE RODRIGUES LIMA A construção do preconceito no sujeito portador de HIV: o poder do discurso midiático na representação do estigma social. |
GABRIELA SOUSA DE COSTA Violência e construção de identidades performativas de gênero e raça nos jogos de linguagem do Grupo Tambores de Safo. |
ISMAEL FABRÍCIO DE ALENCAR OLIVEIRA As vozes do morro: heteroglossia e carnavalização na construção da identidade negra nos sambas-enredo do carnaval carioca (1984-2014). |
JÉSSICA BARROSO NÓBREGA Comparação entre dois tipos de roteiro da audiodescrição: um estudo descritivo - exploratório. |
LÁZARO RODRIGUES TAVARES A interlíngua escrita português-brasileiro/japonês-variante padrão dos aprendizes do curso de japonês do núcleo de línguas da uece do ponto de vista das partículas gramaticais WA e GA da língua japonesa. |
LUCIANA CHAVES PINHEIRO Ferramentas digitais e livro didático: análise de uma proposta de ensino de oralidade. |
MARCOS ALBERTO XAVIER BARROS Performatividade, gênero e representação: a construção do feminino no funk midiático. |
MARIA EDUARDA GONÇALVES PEIXOTO O escândalo político como luta social: uma análise de discurso crítica do evento midiático Novos aloprados. |
MARINA CAVALCANTI TAVARES O Fantasma da Ópera para pessoas com deficiência visual: uma proposta de audiodescrição de musicais. |
MARISA BARALDI MINERVINO Conceitualização de moralidade religiosa na sociedade americana contemporânea em Futurama, na perspectiva da semântica cognitiva. |
MIGUEL AFONSO LINHARES Análise crítica do discurso filológico sobre línguas. |
ROBSON LUIS BATISTA RAMOS Uma análise sistêmico-funcional das metáforas gramaticais ideacionais no gênero redação de vestibular (texto dissertativo-argumentativo): indícios de complexificação lexicogramatical na interlíngua Português não padrão-Português padrão. |
SAULO GARCIA Análise de objetos de aprendizagem: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa. |
TICIANE RODRIGUES NUNES Glossário de termos do campo lexical violência nos autos de querela do século XIX. |
TATIANE DE ARAÚJO ALMEIDA STUDART GUIMARÃES TU É DOIDO, MACHO! A variação das formas de tratamento no falar de Fortaleza. |
WAGNER RODRIGUES LOIOLA Estudo dos aspectos formais e linguísticos em editais do século XVIII. |
2015
JESSÉ DE SOUSA MOURÃO "Patenteando" metáforas: uma descrição do uso de metáforas em documentos de patentes de invenção. |
LARYSSA ÉRIKA QUEIROZ Quem vê capa não vê coração: um olhar bakhtiniano sobre a construção de sentidos da imagem dos evangélicos em capas da revista Veja. |
Visite também o site do programa: http://www.uece.br/posla/
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