DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA - POSLA-UECE

Praeteceanos, Tradiceanos e interessados,

Divulgamos aqui as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. 

Todas as dissertações podem ser baixadas em pdf. Confiram a lista completa:

2006
ANTÔNIO CARLOS LARGURA FILHO
O processo de aquisição da escrita ideogramática japonesa - o caso dos alunos do curso de japonês da UECE/Núcleo de Línguas
CÂNDIDA SALETE RODRIGUES MELO
O ensino/aprendizagem do get na perspectiva da teoria da metáfora conceitual
FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
O uso de filmes legendados como ferramenta para o desenvolvimento da proficiência oral de aprendizes de língua inglesa
IRIN CHRISTINE MARIE DE VASCONCELOS VARELA
Ativação do conhecimento prévio como elemento facilitador da compreensão de textos orais em língua estrangeira
JEAN CUSTÓDIO DE LIMA
Aprendizado de inglês mediado por um portal na internet
MARGARET CORCHS
O uso de textos literários no ensino de língua inglesa
MARIA ÁUREA ALBUQUERQUE SOUSA
Linguagem instrucional no ensino à distância: uma análise da usabilidade de instruções em cursos online de leitura em inglês
MARTA ADALGISA NUVENS
Elementos para um glossário dos termos da cultura, industrialização e comercialização da cana-de-açúcar
NILSON ROBERTO BARROS DA SILVA
Um estudo sobre a recepção do humor traduzido
RENATA DE OLIVEIRA MASCARENHAS
O Auto da Compadecida em transmutação: a relação entre os gêneros circo e auto traduzida para o sistema audiovisual
RONILSON FERREIRA DE MELO
A gesticulação semiótica de E. E. Cummings na tradução de Augusto de Campos
VALÉRIA MARIA CAVALCANTI TAVARES
Ensino de leitura do hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades instrucionais em inglês e português, em escolas de Fortaleza
2007
ÂNGELA DE ALENCAR CARVALHO
Leitura em inglês na escola pública: um estudo dos interesses e práticas de alunos do curso noturno
CLAUDIA REGINA RODRIGUES CALADO
A tradução para o português da iconicidade em The Waves, de Virgínia Woolf, por Lya Luft
EDNA MARIA VASCONCELOS MARTINS ARAUJO
O uso do dicionário para aprendizes: uma ferramenta de ensino aprendizagem.
ELENA ARREGUY SALA
Socialização do texto literário na INTERNET: o caso do conto narniano "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" de C. S. Lewis em uma comunidade do ORKUT
EMÍLIO SOARES RIBEIRO
A relação cinema-literatura na construção da simbologia do anel na obra O Senhor dos Anéis: uma análise intersemiótica
LÍDIA AMÉLIA DE BARROS CARDOSO
Estilos de aprendizagem e estratégias cognitivas: em busca de maior autonomia na aprendizagem de língua estrangeira
LUCYANA DO AMARAL BRILHANTE
Equus e Amadeus: a tradução dos personagens apolíneos e dionisíacos de Peter Shaffer para o cinema
MÁRCIA SOCORRO FERREIRA DE ANDRADE
Por um glossário didático de fraseologismos do espanhol baseado na teoria da metáfora conceitual
MARCIO FONSECA PEREIRA
A adaptação do romance O invasor para o cinema: tensão e impasse na relação entre as classes sociais
MARIA SOLANGE DE FARIAS
Estudo da interlíngua de brasileiros estudantes de espanhol apoiado na análise de erros
MILA BASTOS MORAIS
O local e o global na pós-modernidade: um estudo da cenografia, do ethos e do código lingüístico em anúncios publicitários em espanhol
SIMONE DOS SANTOS MACHADO
Linguagem formal de modelos cognitivos idealizados: um estudo sócio-cognitivo na tradução para legendas
TATIANE DE AGUIAR SOUSA
HAIKAIS DE BASHÔ: o oriente traduzido no ocidente
TIAGO MARTINS DA CUNHA
O uso de filmes legendados e do ensino comunicativo de línguas no desenvolvimento da proficiência oral em nível básico de língua estrangeira

2008
AGNES BESSA SILVA FEITOSA
Reescrevendo Shakespeare no cinema: de A Megera Domada a 10 coisas que eu odeio em você
ALINE NUNES DE SOUSA
Surdos brasileiros escrevendo em inglês: uma experiência com o ensino comunicativo de línguas
BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
Abril despedaçado transmutado para o cinema: da Albânia ao Brasil a tragédia em cena
CLERTON LUIZ FELIX BARBOZA
Descrição acústica dos sons vocálicos anteriores do inglês e do português realizados por professores de inglês língua estrangeira no oeste potiguar
EVALDO GONDIM DOS SANTOS
Tradução e Ironia: o Cientificismo Iluminista em Gulliver’s Travels vs. (As) Viagens de Gulliver
JOÃO DA SILVA ARAÚJO-JÚNIOR
Gêneros digitais: uma análise de propostas de atividades em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
JOSÉ EDELBERTO COSTA FILHO
Elementos para um glossário bilíngüe (Português e Inglês) de termos-chave da Teoria da Metáfora Conceitual
JOSÉ NEYARDO ALVES DE ARAÚJO
Crenças de professores de Ensino Fundamental e Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: uma relação conflitante
LETÍCIA JOAQUINA DE CASTRO RODRIGUES SOUZA E SOUZA
A inserção do texto literário nas aulas de E/LE: Diretrizes para o Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE
LUIZ DE OLIVEIRA FILHO
Utilização da legendagem intralingüística no desenvolvimento da proficiência oral em língua francesa
PARMÊNIO CAMURÇA CITÓ
Estratégias de formulação da textualidade para a construção do sentido na leitura de resumos de artigos científicos (Abstracts) em língua inglesa
PATRÍCIA MOREIRA SAMPAIO
O ensino da tradução do humor: um estudo com as tiras da Mafalda
SILVIA REGINA CHAVES BARREIRA
O desenvolvimento da compreensão oral por meio de instrução explícita sobre a fonologia do inglês em estágios iniciais da aprendizagem
TERESA WILMA GURGEL GABRIELE COLLAÇO
Microestrutura para um glossário bilíngüe de termos jurídico-comerciais de contratos internacionais

2009
ADRIANA ALMEIDA FERNANDES
A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de Língua Inglesa em laboratório multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza – CE.
ADRIANA DA ROCHA CARVALHO
O ensino de leitura em língua inglesa em uma escola publica de fortaleza: das orientações curriculares a pratica docente no ensino médio.
ANA CLÁUDIA BARBOSA GIRAUD
“Le silence de la mer” traduzido do texto para as telas: a representação da ocupação e da resistência.
CARLA AGUIAR FALCÃO
Ensino de pronúncia no Curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da UECE: diagnóstico e proposta didática.
CHARLES ROCHA TEIXEIRA
Tradução e ideologia: uma análise da adaptação de “Le silence de la mer” e “Ce jour-là” para a televisão.
CLAUDIANE FÉLIX DE MOURA
A leitura como atividade interativa em propostas de exploração de textos: uma análise em livros didáticos de língua inglesa.
CRISTIANE RODRIGUES VIEIRA
O erro na aprendizagem de inglês-LE: uma análise da interlíngua escrita de alunos do Núcleo de Língua da UECE.
DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA
A organização das informações em portais educacionais a partir de seus links: uma descrição comparativa dos portais Centro Virtual Cervantes e EducaRede.
EDILENE RODRIGUES BARBOSA
O uso da tradução audiovisual para o desenvolvimento da compreensão oral em língua espanhola.
FRANCISCO EDMAR CIALDINE ARRUDA
Elementos microestruturais para um vocabulário didático dos termos das ciências biológicas para alunos surdos do ensino fundamental.
GLAUBER LIMA MOREIRA
O uso do dicionário monolíngüe na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora de textos por alunos avançados de espanhol/LE.
GLEYDA LUCIA CORDEIRO COSTA ARAGÃO
Do Livro à Tela: Identidade e Representação em A Hora da Estrela de Clarice Lispector.
JAILSON JOSÉ DOS SANTOS
Linguagem e ideologia: aspectos da construção de sentidos para o texto na aula de leitura em inglês no Ensino Médio.
MARIA DAS NEVES AUGUSTO ALENCAR DE SOUSA
Sinestesia e indeterminação na poesia rimbaudiana traduzida para o português.
MYRCEA SANTIAGO DOS SANTOS HARVEY
O uso didático do gênero filme legendado na aprendizagem de leitura de textos do gênero jornalístico/noticioso em inglês: um estudo com alunos de uma escola pública de Fortaleza
PATRÍCIA ARAÚJO VIEIRA
O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos.
TÂNIA MARCÍLIA RODRIGUES DE ANDRADE DOURADO
Discurso da reparação: análise da intertextualidade de “Fagin, o judeu” de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em “Oliver Twist” de Charles Dickens.
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES
O uso dos pretéritos perfeito (simples e composto) e imperfeito do indicativo em narrativas escritas em espanhol por aprendizes brasileiros em formação docente universitária: uma análise funcionalista.
VANUSA BENÍCIO LOPES
Identidades culturais e o sentimento de pertença em “Imaginary Homelands” de Salman Rushdie – uma análise crítica do discurso literário pós-colonial.

2010
ALDO MARCOZZI EVANGELISTA MONTEIRO

Cinema e misticismo oriental: a representação do zen budismo na obra de Akira Kurosawa
ALEXANDRA MARIA LIMA DE MELO

Msn Messenger - o uso da ferramenta na aprendizagem colaborativa de línguas mediada pelo computador
ALHANDRA MACEDO DE MORAIS LIMA

Aprendizagem em ambiente virtual: uma análise de E.Workbooks
ANDRÉA CRISTINA SOARES COSTA

As habilidades linguísticas e a capacidade comunicativa no ensino de espanhol: estudo das OCEM
BENEDITO FRANCISCO ALVES

Os múltiplos sentidos do lúdico em documentos oficiais do ensino sob uma perspectiva das idéias bakhtinianas.
FABÍOLA SILVEIRA JORGE

A comunicação escrita em inglês como língua estrangeira: uma experiência de pen pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros
GERSON BOAVENTURA BASTOS NETTO

A adaptação do filme O Poderoso Chefão para videogame
GIRLENE MOREIRA DA SILVA

O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE (em construção)
IARA MARIA CARNEIRO DE FREITAS

Análise da construção de personagens femininos na transmutação do romance La Casa de Los Espíritus para o cinema
JOÃO PAULO FREDERICO DE SOUSA

Handout: um estudo exploratório das práticas de produção e uso do gênero em contexto acadêmico
JOSÉ MILTON GOMES TEIXEIRA

Aspectos que envolvem a compreensão leitora: tecendo uma relação dialógica para a construção do sentido
KATIENE ROZY SANTOS DO NASCIMENTO

Análise acústico-articulatória de sons vocálicos de palavras funcionais do inglês
MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA

Sob o signo da cearensidade: uma análise do ethos discursivo do homem do sertão cearense nas literaturas erudita e popular
MARINA SAMPAIO MONTENEGRO

O uso do gênero multimodal (anúncio publicitário) no ensino-aprendizagem de leitura em L2 para surdos: por uma proposta bilíngue
TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO

O gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira
YUKA ITO

Ensino de língua japonesa no núcleo de línguas estrangeiras da UECE: análise da produção oral dos
professores e proposta de atividade didática

2011
ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS

Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo.
CARLOS EDUARDO FERREIRA DA CRUZ

Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo.
CLÁUDIA RÉGIA DAMASCENO CHAVES

Le robert micro: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete.
DANIELA DA SILVA ARAÚJO

A tradução intersemiótica do livro Cidade de Deus para o cinema: o testemunho da violência.
FRANCICLÉ FORTALEZA BENTO

A escrita colaborativa no ambiente wiki: uma experiência de ensino/aprendizagem de língua inglesa.
FRANCISCO DAS CHAGAS VIANA JÚNIOR

À esquerda do pai: família, representação e sexualidade no filme LavourArcaica
GILSON SOARES CORDEIRO

A prática intersemiótica como problematização das identidades dos jovens do bairro Conjunto Palmeira: a realização do curta-metragem vida de Pedro a partir da adaptação da canção Dirty Boulevard. (em construção)
GIRLENE MOREIRA DA SILVA

O uso do texto literário nas aulas de Espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE.
JAMYLE DOS SANTOS MONTEIRO

Atlas Linguístico Léxico-Semântico de Capistrano.
JOSÉ HIPÓLITO XIMENES DE SOUSA

Tecnologia e ensino de redação: Uma experiência de uso do Google Docs com professores e alunos de uma escola pública de Ibiapina-Ce.
JUAREZ NUNES DE OLIVEIRA JÚNIOR

Ouvindo imagens: a audiodescrição de obras de Aldemir Martins.
KALINE GIRÃO JAMISON

Quem casa quer casa - Conceitualização e categorização de violência por mulheres vítimas de violência conjugal.
KEYLA MARIA FROTA LEMOS

Hiperleitura: estratégias metacognitivas de leitura de hipertexto em língua inglesa.
KLÍSTENES BASTOS BRAGA

Cinema acessível para pessoas com deficiência visual: a audiodescrição de O Grão de Petrus Cariry
MARCO ANTÔNIO LIMA DO BONFIM

Queres saber como fazer identidades com palavras? Uma análise em Pragmática Cultural da construção performativa do Sem Terra assentado no MST-CE.
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA

Gêneros textuais e ensino-aprendizagem de línguas: um estudo sobre as crenças de alunos-professores de letras/língua inglesa
NILTON CÂMARA DE OLIVEIRA

Grito silenciado: conceitualizações de violência na comunidade surda de fortaleza
ROMI GLÄSER

Análise do dicionário online “LEO”: uma abordagem hipermodal.
VERÔNICA LIMA BEZERRA RODRIGUES

O uso do texto literário nas aulas de espanhol nas turmas de 2º Ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Velho: a relação entre os documentos oficiais e as crenças da comunidade escolar.

2012
AILTON CLAÉCIO LOPES DANTAS

O discurso de Hugo Chávez como instrumento articulador de uma unidade latino-americana.
ANA KAROLINE SABOIA DE ALBUQUERQUE

Composição Multimodal de Narrativas Digitais: Um estudo sobre processos e estratégias de produção.
ANDRESSA LUNA SABOIA

A transculturalidade a partir do uso de textos literários no ensino de E/LE: crenças de professores formadores e em formação do curso de letras espanhol da UERN (CAMEAM).
ALEXANDRA FRAZÃO SEOANE

A priorização de informação em roteiros de audiodescrição: o que o rastreamento ocular nos tem a dizer?
ARATUZA RODRIGUES SILVA ROCHA

Os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de consoantes da língua inglesa.
BRUNA ALVES LEÃO

Teatro acessível para crianças com deficiência visual: a audiodescrição de A Vaca Lelé.
EDINA MARIA ARAÚJO DE VASCONCELOS

Multimodalidade e representações sociais da mulher em livros didáticos de língua inglesa para o ensino médio.
ÉLIDA GAMA CHAVES

Legendagem para surdos e ensurdecidos: um estudo baseado em corpus da segmentação nas legendas de filmes brasileiros em DVD.
FRANCISCA POLIANE LIMA DE OLIVEIRA

Da construção à co- construção de referentes: Um olhar sobre os mecanismos cognitivo- discursivos subjacentes à produção e à compreensão de peças de divulgação elaboradas por designers.
FRANCISCA RAFAELA BEZERRA DE MEDEIROS

Elementos para a microestrutura de um glossário semitrilíngue dos termos da audiodescrição.
JOÃO FRANCISCO DE LIMA DANTAS

A priorização de informação na audiodescrição do desfile de escola de samba: uma proposta metodológica com o uso do rastreador ocular.
JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR

“I’m not no queer”: A representação da homoafetividade no conto Brokeback Mountain, de Annie Proulx
LÍDIA DE ALMEIDA CORREIA

O desenvolvimento da fonologia infantil: a aquisição de onsets complexos.
MARIA CLARA GOMES MATHIAS

O estado de direito na ordem jurídico-normativa constitucional: uma análise de discurso crítica.
MARLA SOLARA PONTES MOTA

A inserção do texto literário como ferramenta para a produção oral de alunos de nível intermediário de inglês como língua estrangeira.
NEYLA DENISE DE SOUSA SOARES

Uso de textos literários autênticos e de adaptações de textos literários no ensino de E/LE: análise do desempenho em compreensão leitora de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza.
PAULO CÉSAR CABRAL RODRIGUES

Atos de fala e ideologia - a violência linguística no discurso da revista Veja sobre as favelas.
OSMINA MARIA MARQUES DA SILVA

A audiodescrição dos personagens de filmes: um estudo baseado em corpus.
WALQUIRIA BRAGA SALES

A construção do referente Bezerra de Menezes na audiodescrição do filme Bezerra de Menezes: O diário de um espírito.

2013
ABIMAEL MACIEL MARQUES

O desenvolvimento da competência tradutória de aprendizes de língua japonesa através da tradução de mangá.
ADRIANA MARIA DUARTE BARROS

Expressões linguísticas licenciadas pela metáfora primária “desejar é ter fome” em língua francesa.
ADRIANA REGINA DANTAS MARTINS

A violência linguística virtual contra a mulher: ideologia e estratégias de (im) polidez em blogs.
AMANDA ABREU COSTA

Mulheres no forró: estilizações de gênero, discurso e ideologia.
ANA ÁSIA ALVES ALMEIDA

Aquisição da escrita em crianças pré-escolares: uma análise baseada em processos fonológicos . 
ANA GERMANA PONTES RODRIGUES

Ramo rê se rai dá certo: o enfraquecimento da fricativa /v/ no falar de Fortaleza.
ANA KATARINNA PESSOA DO NASCIMENTO

Linguística de corpus e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus da tradução de efeitos sonoros na legendagem de filmes brasileiros em DVD.
BEATRIZ JULIA ISABEL ALVAREZ

Retextualização de textos acadêmicos no meio digital.
CAROLINA BEZERRA DE ANDRADE LOPES

Metáfora primária: corpóreo é também cultural? 
CARLOS SIDNEY AVELAR ARAÚJO

Violência simbólica nos editais de seleção de programas de pós-graduação: uma abordagem linguístico-sociológica.
DIEGO ALVES HOLANDA

O uso do livro didático no curso de japonês do núcleo de línguas estrangeiras da universidade estadual do ceará.
DULCE VALENTE PEREIRA

A construção do feminino no discurso de Dilma Rousseff: identidade, performatividade e ethos.
ELISIANY LEITE LOPES DE SOUZA

Os sentidos de educação nas crônicas de Cecília Meireles a partir dos conceitos de tema e significação.
EMANOEL PEDRO MARTINS GOMES

A constatação da corrupção enquanto performatização de um discurso: uma análise de reportagens de Veja em casos de corrupção política.
ERIKA ASSUNÇÃO DOS SANTOS

A emergência da (inter)subjetividade em interação virtual: um estudo sobre negociação de sentidos e construção de referentes no fórum da comunidade “Professores do Ceará”.
ÉRICA DE ABREU AZEVEDO

A CONSTRUÇÃO EXOTÓPICA DAS IMAGENS DA NAÇÃO BRASILEIRA PELO OLHAR ESTADUNIDENSE: uma análise do pronunciamento de Barack Obama no Brasil em 2011.
FERNANDA RODRIGUES RIBEIRO

Jogos educacionais digitais para ensino de língua portuguesa: uma proposta de avaliação didático-pedagógica e ergonômica.
FRANCISCO IACÍ DO NASCIMENTO

O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-Ce.
GISLEUDA DE ARAÚJO GABRIEL

Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de Francês na UECE.
HIRAN NOGUEIRA MOREIRA

As relações entre os modos visual e verbal em atividades de compreensão leitora: um estudo da multimodalidade em coleções didáticas de espanhol/língua estrangeira.
ISABELA DAVID DE LIMA DAMASCENO

Formação inicial de professores de inglês para a leitura crítica em LE na perspectiva sociocultural no Curso de Letras:português/ inglês da UFC.
JARIZA AUGUSTO RODRIGUES DOS SANTOS

Construindo um novo olhar sobre o texto, o ensino e a aprendizagem sob a ótica sociocognitiva:
uma abordagem didática de língua materna por alunos de Letras. 
LORENA AMÉRICO RIBEIRO FECHINE

O metadiscurso multimodal de dois  dicionários de aprendizagem monolíngues de língua inglesa.
LUCIANA RODRIGUES ESMERALDO

O papel do léxico e das pistas auditivas, visuais e audiovisuais na percepção das oclusivas labiais e velares do português brasileiro. 
KARLUCY FARIAS DE SOUSA

O uso de The Glass Menagerie no ensino do reconhecimento de metáforas gramaticais interpessoais: uma intervenção pedagógica de base sistêmico-funcionalista com aprendizes de inglês-LE.
RAFAELLE DE OLIVEIRA VIEIRA

O discurso citado em reportagens sobre a greve dos professores estaduais no Ceará em 2011: uma análise Bakhtiniana.
RAQUEL FERREIRA RIBEIRO

Multimodalidade na sala de inglês/LE: práticas pedagógicas do professor
ROSSANA SILVA DA COSTA

A produção da lateral /l/ por alunos de Espanhol/LE da Universidade Estadual do Ceará.
SARA MABEL ANCELMO BENVENUTO

Adaptação fílmica e audiodescrição: uma proposta de produção cinematográfica acessível para pessoas com deficiência visual.
TERESINHA PENAFORTE VIEIRA

O desenvolvimento da metarreflexão de tradutores em formação sobre aspectos da tessitura textual: um estudo de intervenção pedagógica com subsídios da LSF e dos estudos da tradução.
THIAGO VAZ MACENA

A redação de notícias em um jornal escolar na tela: de Trairi para o Mundo.
TIBÉRIO CAMINHA ROCHA

Prática social e cultura do consumo: discurso cinematográfico em Clube da Luta.

2014
ADRIANO PAULINO DE ALMEIDA

(GRANDE) BOM JARDIM: Reterritorialização e Política de Representação à Luz da Nova Pragmática.
ANA GRAYCE FREITAS DE SOUSA

Com a palavra o consulente: as relações entre imagem e texto em verbetes ilustrados.
ALANA KERCIA BARROSO DEMÉTRIO

A maçã no escuro como metáfora da trajetória conceitual da referência no âmbito dos estudos da linguagem. 
BENEDITA CONCEIÇÃO BRAGA MONTEIRO

A perspectiva sociocognitiva da referência na abordagem didática do texto: implicações na percepção do leitor aprendiz.
BENEDITA FRANÇA SIPRIANO

Vozes sociais e produção de sentidos: a representação do beato José Lourenço e do movimento Caldeirão na cobertura do jornal O Povo. 
CRISTIENE FERREIRA DA SILVA

A (in)existência do parâmetro de neutralidade: um estudo de caso descritivo de audiodescrições fílmicas francesas via teoria da avaliatividade.
DANIEL AGUIAR E SILVA

A explicitação na legendagem do filme O Nascimento de Cristo: um estudo baseado em corpus.
DANIEL VICTOR TEIXEIRA PARENTE

A escrita sintética no Twitter: um estudo sobre estratégias de composição textual em esferas interpessoais e institucionais.
EDUARDA BARBOSA DUARTE

Análise multimodal das definições imagéticas e de sua relação com o texto verbal na microestrutura do dicionário visual Merriam-webster.
ELISANDRA MARIA MAGALHÃES

Autoconfrontação simples (ACS): Um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE).  
FÁBIO NUNES ASSUNÇÃO

Estratégias de leitura em língua inglesa: um estudo de infográficos em uma perspectiva multimodal.
FERNANDO HENRIQUE RODRIGUES LIMA

A construção do preconceito no sujeito portador de HIV: o poder do discurso midiático na representação do estigma social.  
GABRIELA SOUSA DE COSTA

Violência e construção de identidades performativas de gênero e raça nos jogos de linguagem do Grupo Tambores de Safo.
ISMAEL FABRÍCIO DE ALENCAR OLIVEIRA

As vozes do morro: heteroglossia e carnavalização na construção da identidade negra nos sambas-enredo do carnaval carioca (1984-2014).
JÉSSICA BARROSO NÓBREGA

Comparação entre dois tipos de roteiro da audiodescrição: um estudo descritivo - exploratório. 
LÁZARO RODRIGUES TAVARES

A interlíngua escrita português-brasileiro/japonês-variante padrão dos aprendizes do curso de japonês do núcleo de línguas da uece do ponto de vista das partículas gramaticais WA GA da língua japonesa.
LUCIANA CHAVES PINHEIRO

Ferramentas digitais e livro didático: análise de uma proposta de ensino de oralidade.
MARCOS ALBERTO XAVIER BARROS

Performatividade, gênero e representação: a construção do feminino no funk midiático.
MARIA EDUARDA GONÇALVES PEIXOTO

O escândalo político como luta social: uma análise de discurso crítica do evento midiático Novos aloprados.
MARINA CAVALCANTI TAVARES

O Fantasma da Ópera para pessoas com deficiência visual: uma proposta de audiodescrição de musicais.
MARISA BARALDI MINERVINO

Conceitualização de moralidade religiosa na sociedade americana contemporânea em Futurama, na perspectiva da semântica cognitiva.
MIGUEL AFONSO LINHARES

Análise crítica do discurso filológico sobre línguas.
ROBSON LUIS BATISTA RAMOS
Uma análise sistêmico-funcional das metáforas gramaticais ideacionais no gênero redação de vestibular (texto dissertativo-argumentativo): indícios de complexificação lexicogramatical na interlíngua Português não padrão-Português padrão.
SAULO GARCIA

Análise  de objetos de aprendizagem: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa.
TICIANE RODRIGUES NUNES

Glossário de termos do campo lexical violência nos autos de querela do século XIX.
TATIANE DE ARAÚJO ALMEIDA STUDART GUIMARÃES

TU É DOIDO, MACHO! A variação das formas de tratamento no falar de Fortaleza.
WAGNER RODRIGUES LOIOLA

Estudo dos aspectos formais e linguísticos em editais do século XVIII.

2015
JESSÉ DE SOUSA MOURÃO

"Patenteando" metáforas: uma descrição do uso de metáforas em documentos de patentes de invenção.
LARYSSA ÉRIKA QUEIROZ

Quem vê capa não vê coração: um olhar bakhtiniano sobre a construção de sentidos da imagem dos evangélicos em capas da revista Veja.

Visite também o site do programa: http://www.uece.br/posla/

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