AS PALAVRAS ALEGRES GANHAM DAS TRISTES
Praeteceanos, Tradiceanos e interessados,
"A análise das 100.000 palavras mais usadas em 10 dos idiomas mais falados do planeta mostra que os seres humanos usam mais vocábulos positivos que negativos. O espanhol e o português seriam as línguas mais otimistas, enquanto o chinês e o coreano, as maispessimistas, segundo o estudo.
Já em 1969, os psicólogos sociais Jerry Boucher e Charles Osgood levantaram a hipótese de Poliana. Sustentavam que os humanos têm uma tendência universal a usar com maior frequência e variedade palavras positivas que negativas. Desde então, e convertido agora noPrincípio de Poliana, a ideia teve tantos defensores quanto detratores.
Um grupo de pesquisadores norte-americanos e australianos fez a maior compilação de palavras, até o momento, para testar a hipótese. Há alguns anos, seria necessário um enorme esforço em termos de pessoal e recursos, mas na era do Big Data, estes cientistas usaram máquinas e algoritmos de busca e seleção para reunir bilhões de palavras tiradas do Twitter, Google, legendas de filmes, letras de canções e livros em espanhol, chinês, árabe e indonésio, entre outros." (EL PAÍS, 2015)
Confira a notícia completa na seção Cultura do site do Jornal El País: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/10/cultura/1423584383_770666.html
- Publicação sugerida pelo colaborador Carlos Carvalho (PRAETECE - PosLA - UECE).
- Publicação sugerida pelo colaborador Carlos Carvalho (PRAETECE - PosLA - UECE).
Comentários
Postar um comentário