VOCABULÁRIO HISTÓRICO-CRONOLÓGICO DO PORTUGUÊS MEDIEVAL

Praeteceanos, Tradiceanos e interessados;



 



A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) lançou, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), em outubro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ), o Vocabulário do Português Medieval. Com dois volumes, a publicação traz verbetes do português atual para o medieval e vice-versa. Os mil exemplares produzidos serão distribuídos em bibliotecas e universidades de Brasil, Portugal, Espanha e sul da França. Países de importância no âmbito da pesquisa, como os Estados Unidos e a Alemanha, também serão agraciados com edições para suas principais bibliotecas. 

O Vocabulário levou 35 anos para ficar pronto. O projeto teve início em janeiro de 1979, no Setor de Filologia da Casa de Rui Barbosa, por iniciativa do lexicógrafo Antônio Geraldo da Cunha e um grupo de colaboradores.
Em 1984, a FCRB publicou um fascículo-amostra para buscar parcerias e, assim, viabilizar a publicação. Como os fundos arrecadados foram insuficientes, adaptou-se a obra como Índice do Vocabulário do Português Medieval, publicado entre 1986 e 1994.
Em 1995, o então presidente da Fundação, Mario Brockmann Machado, e o diretor de Pesquisa, José Almino de Alencar, retomaram o projeto com a informatização do material em fichas de papelão datilografadas, o que permitiu a sua utilização como fonte de pesquisa. O Vocabulário do Português Medieval ganhou, assim, visibilidade na comunidade acadêmica e científica.





- Publicação sugerida pelo colaborador Carlos Carvalho (PRAETECE - PosLA - UECE).

Comentários