Visita ao Arquivo Público do Ceará
Alunos do PosLA,
Um abraço a todos e até segunda,
Na ultima segunda-feira (11/06/2012) nós, alunos da Disciplina Tópicos especiais em edição de gêneros do Brasil colônia, visitamos o Arquivo Público do Ceará (APEC), juntamente com o Prof. Expedito Ximenes.
Na ocasião conhecemos o diretor do APEC, professor e historiador Marcio de Souza Porto, que nos falou da importância da conservação dos documentos para a preservação da história, além do Arquivo ser um equipamentos essencial para pesquisas diversas (História, Linguística, Sociologia etc.).
Sala de pesquisa do Projeto Memorias Reveladas (a direita o Diretor do APEC)
Conhecemos as instalações do APEC e o Projeto Memórias Reveladas, que objetiva organizar, preservar, informatizar e digitalizar os arquivos do aparato repressor do Estado do Ceará. Visitamos, ainda, o laboratório, recentemente criado, para a preservação física dos documentos do Arquivo.
Laboratório de restauração e preservação dos documentos
E fechamos a visita na sala de pesquisa e consulta de documentos, onde conhecemos alguns manuscritos, pudemos fotografá-los para posterior edição e selecionar o objeto de nossos artigos.
O Prof. Expedito marcou o dia 29/06 para a entrega dos artigos, trabalho final da disciplina. O trabalho deve ter como objeto um manuscrito antigo utilizado nas aulas ou ainda coletado no APEC analisado em alguma perspectiva linguística.
Lembrando que na próxima segunda (18/06 às 15h) teremos mais um encontro da disciplina para melhores encaminhamentos da produção do artigo. Todos devemos levar um plano de produção ou um esboço ou ainda alguma ideia, assim como combinado com o Prof. Expedito.
Nossa visita ao Arquivo Público do Ceará (APEC) foi muito proveitosa! Agradecemos a todos os presentes e lamentamos pelos ausentes, pois perderam esse momento de grandes descobertas.
Ticiane Nunes
Ah, foi ótimo!
ResponderExcluirMuito proveitoso e eu ainda consegui achar uma fonte pra meu trabalho \o/
O encontro proporcionou um momento de pesquisa e reflexão acerca da necessidade de valorizarmos e, consequentemente, preservarmos a nossa memória. Sinceramente, a visita ao Arquivo Público me motivou bastante a buscar apropriar-me, cada vez mais, do conhecimento que lá se encontra. Sem falar que fomos muito bem recebidos pelo prof. Márcio, além de muito bem atendidos pelos funcionários. (ADRIANA jOSINO)
ResponderExcluir